top of page
Buscar

O Novo Líder é um Educador da Superação

José Luiz Tejon passou superou enormes desafios durante a vida, após ter o seu rosto queimado em um acidente doméstico aos 4 anos de idade.
José Luiz Tejon na infância


O que consideramos como Superação ?


"Criar valor a partir da sua própria vida em qualquer circunstância - valor : o bem, o belo, o benefício." (Makiguti)

Shunji Nishimura , fundador da Jacto S/A na cidade de Pompeia no interior do estado de São Paulo, antes de falecer com 99 anos , deixou a seguinte frase :


"filhos, por que tudo deu certo?". (Shunji Nishimura)

Seu legado é um exemplo concreto da definição de Makiguti , pedagogo japonês , de criação de valor para si e para tudo e todos com impactos de longo prazo . Além da governança , do meio ambiente e da responsabilidade social da empresa que fundou a partir de uma micro oficina em 1948 , deixou um legado educador espetacular: fundação Shunji Nishimura de tecnologia.


De Pompeia no Brasil vamos para Boston , universidade de Harvard nos Estados Unidos . E ali vamos olhar como estão sendo escolhidos hoje os melhores CEOs, executivos presidentes das corporações do planeta :


"... desde 2015 nosso ranking não se baseia apenas no desenvolvimento financeiro, mas também em classificações ambientais , sociais e de governança" (Harvard Business Review novembro 2019)

Em agosto de 2019, 181 CEOs dos Estados Unidos membros da Business Roundtable se comprometeram com a seguinte declaração :


"o objetivo de uma empresa não é servir apenas os acionistas , mas também outros quatro segmentos de stakeholders : funcionários , clientes , fornecedores e comunidades".

Harvard Business Review ainda acrescenta :


"a participação de 30% para os critérios ESG ( Environment , Social , Governance) prejudicou em particular um CEO que liderava o ranking todos os anos desde 2014 - Jeff Besos da Amazon."

O Capitalismo Consciente , de Raj Sisodia e Thomas Eckschmidt abraça e educa para o novo papel de um líder no mundo . "Re-imagining capitalism" outro livro essencial ( Oxford ) em um de seus inspiradores capítulos traz o artigo de Monique Lerroux , da aliança internacional do cooperativismo , onde de forma assertiva ela coloca "o cooperativismo é um dos melhores modelos de negócio para o século XXI."



É possível observar convergências flagrantes entre os procedimentos e filosofia de gestão , numa ótica de longo prazo das cooperativas bem lideradas no Brasil, com exemplos da iniciativa privada , também bem lideradas pelos mesmos valores do capitalismo consciente .


Educadores da superação? Sim, pois o protagonismo precisa vencer a vitimização . A curiosidade infantil a criação viva nata da criança está presente em líderes como Fernando penteado Cardoso , fundador da Manah , com 105 anos de idade e a frente da Fundação Agrisus. Uma eterna criança viva.


A fé irrevogável de que não importa as circunstâncias , as imperfeições , tudo pode ser aperfeiçoado.


O plano da superação envolve a clareza de sentidos e o engajamento dos stakeholders no design e na missão da obra. O conteúdo da superação exige foco. amor como sinônimo de aperfeiçoar imperfeições , ética e estética . Os procedimentos exigem métricas e avaliação de performance, de longo prazo , com incômodos incomodantes contra as tentações para a complacência , e o pior de tudo a "autocomplacência do líder".


"não superar representa no ápice da condição humana a mais ampla de todas as humilhações , pois representa se render ao movimento da natureza humana , do viver, ou seja, o mal moral mais cruel" (Edgard Morin).

Quando alguém reclama para mim das suas equipes , eu mostro imediatamente um espelho. Quando alguém fala mal de um povo eu procuro imediatamente saber dos seus líderes. O presente passou a ser resultado do futuro. Os novos líderes já chegaram. Sempre estiveram. A diferença agora será torná-los a maioria, e acelerar a educação executiva para este inexorável movimento. Pois além de tudo, isso dá mais lucro no ciclo de vida que vai superar o tempo.


A governança planetária pertencera cada vez mais a sociedade civil organizada. E a sociedade civil organizada dependerá cada vez mais de tomar consciência da sua consciência.


Saiba mais sobre o palestrante José Luiz Tejon . Também trabalhamos com outros palestrantes acesse o nosso site e confira.

22 visualizações
bottom of page