renata martorelli e

carolina barreto

Foto Renata e Carolina.jpeg

Duas mulheres diversas, simbolizam uma parte das mulheridades brasileiras. Dedicam suas vidas ao trabalho na Organização Não Governamental Pontos Diversos, com o sonho de transformar o mundo em um lugar melhor para todxs. Parceiras que desenvolvem ações intencionadas para tornar ambientes mais diversos e inclusivos.

SOBRE RENATA

sobre carolina

Renata_Matorelli_Pontos_Diversos.jpg

Graduada em administração pela Universidade São Marcos, especialista MBA em gestão estratégica pela UNIFMU, formação em psicologia social, educação popular, projetos criativos, colaborativos e sustentáveis, intervenção comunitárias, entre outras. Já atuou como gestora de projetos nas áreas: recursos humanos, saúde, educação, assistência social com planejamento estratégico, processos de desenvolvimento organizacional e sustentabilidade, desenvolvimento de ações de responsabilidade social, alianças e parcerias intersetoriais, promoção de diversidade e inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

 

Atualmente é Diretora Presidente da Pontos Diversos – Associação para Promoção da Diversidade Sociocultural e Ambiental, além de ser Diretora de Diversidade da ABRH BA.

Palestrante, Mestranda em Tecnologia da educação, pesquisadora em Processos tecnológicos e redes sociais, especialista em gestão e elaboração de projetos sociais, Bacharela em Serviço Social, com mais de 20 anos de experiência em processos inclusivos e de valorização da diversidade sociocultural e ambiental. Tem como missão desenvolver tecnologias pedagógicas inclusivas e que valorizem a diversidade humana integralmente e tem realizado seu propósito enquanto dirigente da Organização não Governamental Pontos Diversos, por meio de consultoria, palestras, eventos e projetos, conteúdos que empodere pessoas e incentive a elevação do nível de consciência sobre as temáticas integrantes da diversidade e inclusão social

 

Sua visão é impulsionar a transformação  social através da redução das desigualdades e valorização de ambientes inclusivos e diversos.

  • Instagram CBJ Speakers
  • Facebook CBJ Speakers
  • LinkedIn CBJ Speakers
  • YouTube CBJ Speakers

Acompanhe nossas mídias sociais:

o palestrante na mídia

temas abordados:

DIVERSIDADE PROVOCADORA

Conviver com a diversidade provoca no sentindo de "estimular a ação de um indivíduo, contribuir diretamente em uma causa ter efeito" também nos faz questionar os padrões socioculturais dominantes, que incorporados e reproduzidos em uma sociedade que tem como norma a branquitude, masculinidade, heterossexualidade e a desigualdade social, traz a importância de se pensar no rompimento de comportamentos e ambientes não representativos da multiplicidades dos marcadores identitários, suas vozes e contribuições necessárias para um mundo melhor, uma sociedade mais justa e negócios mais conscientes!

VIESES INCONSCIENTES E LUGAR DE FALA

Diversidade e inclusão

A diversidade e inclusão é um tema importante para todos os atores sociais e as corporações atualmente têm uma exigência de pensar em espaços mais inclusivos e diversos pois isso tem significado produtividade e saúde para os negócios.

 

A grande questão é como começar a implantar, discutir e transforma a cultura empresarial ou ainda, será que os investimentos já realizados são eficientes para o alcance de espaços com essa característica?

 

Fomentar a discussão e a reflexão entre os diferentes níveis de atuação é um começo.

Como pensar e implantar programa de diversidade e inclusão corporativo

Relevância dos marcadores sociais

Os marcadores sociais e identitários representam a diversidade sócio cultural e ambiental do território brasileiro e conhece-los permite o desenvolvimento de consciências e negócios mais eficientes e conectados. O desenvolvimento do nível de consciência nos negócios é essencial para o alcance de novos mercados e para a inovação.

e identitários para os negócios

Transformações necessárias para mundo melhor

O capacitismo é uma mazela do mundo corporativo, que priva negócios e pessoas de se beneficiarem com a interação com a diversidade. Incluir a Pessoa com Deficiência no trabalho é uma atitude que define empresas mais inclusivas, mas também que permite o diálogo mais próximo com a diversidade e inovação.

se olhar muda, o mundo muda, Inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho

Racismo institucional

Os temas sobre discriminação racial são imperativos nas relações sociais em todos os âmbitos. Entretanto, essa discussão ultrapassa o entendimento de como identificar uma atitude racista, mas alcança um lugar mais estrutural inserindo a necessidade de pensar novos modelos e implantação de nova cultura. Por isso, é fundamental tornar esse diálogo presente e constante nos espaços de convívio social e o ambiente de trabalho é um dos lugares onde esse tema é fundamental. Não é possível continuar a reprodução de uma cultura racista.

Gênero e mulheridades brasileiras

Compor o conceito de gênero de forma integral passa por compreender a representação social de cada identidade na sociedade. Sobre ser mulher é importante marcar que existe uma fundamental diferença entre a identidade padrão e as inúmeras representações que podemos encontrar e por isso devemos pensar sob a perspectiva de que são muitas as formas de ser e se tornar mulher no mundo e assim, é melhor pensar em mulheridades para alcançar um novo marco sobre pensar a mulher e sua diversidade.

Valorização da diversidade

A valorização da diversidade é o primeiro passo, mas definitivamente a solução é a inclusão social.

 

Em estruturas sociais cujo padrão sócio cultural dominante não permite lugar ao diverso é comum problemáticas estruturais e complexas. Mas é possível transformar quando há o entendimento de que, a diversidade é solução, porque se ainda não está bom para todos, nunca estará para ninguém.

É preciso conhecer e interseccionar

  • Instagram CBJ Speakers
  • Facebook CBJ Speakers
  • LinkedIn CBJ Speakers
  • YouTube CBJ Speakers

Acompanhe nossas mídias sociais: